BLOG

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brasil 2016


Temos um cenário favorável para o desenvolvimento do Brasil até 2016. Com a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016, teremos a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população brasileira. Por mais que pareçam distantes, as obras e melhorias que o país demanda para esses dois grandes eventos internacionais terão impacto direto na vida das pessoas, e nunca tivemos uma oportunidade tão próxima e real para que isso aconteça.

Acredito que as áreas de turismo, esporte e cultura serão uma das principais molas propulsoras desse desenvolvimento, tão almejado pelos brasileiros ao longo de nossa história, que já começa a fazer parte de nossa realidade. E, pensando em 2016 temos duas visões bem definidas:

* Temos um longo caminho pela frente, com inúmeros projetos a serem desenvolvidos
* Temos que começar já

O desafio imposto chama-se planejamento. Como planejar de modo eficiente as ações que precisam ser realizadas para o alcance do êxito até 2016? Este cenário um tanto complexo nos pede interdisciplinariedade e ações transversais, que englobam diversos setores da sociedade. Por isso é tão latente a necessidade de pesquisas, estudos, levantamentos prévios, ações de sensibilização, envolvimento, planejamento e desenvolvimento de projetos.

Para o Turismo, esse cenário indica a necessidade de infraestrutura para receber um número gigantesco de turistas, novos empreendimentos, especialmente hoteleiros, qualificação de mão-de-obra, educação, promoção turística, fontes de financiamento e prospecção de investimentos.

Para o Esporte, os eventos internacionais irão consolidar a formação e a prática esportiva, com maiores incentivos, equipamentos modernos e desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

Para a Cultura, a interação com povos de todos os lugares do mundo irá gerar impactos (positivos e negativos), promovendo intercâmbios e valorização das riquezas de nosso povo.

Os Ministérios do Turismo, do Esporte e da Cultura já estão preparados para esse cenário de 2016, elaborando planos e programas para atender à todas as demandas da sociedade para a realização da Copa e das Olimpíadas. Quero em breve abordar mais informações relacionadas a esses assuntos nesse blog.

A quem se interesse, já indico um passeio pelos sites dos Ministérios, recheados de dados e publicações sobre o tema. Um dos primeiros passos para desenvolver os projetos que o Brasil precisa é conhecer suas políticas públicas. Um exercício de cidadania e envolvimento com as questões sociais de nosso país. Sites recomendados:


2016 é logo ali. Mas ainda é tempo de começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Rua Vera Linhares de Andrade, 2.201, Sala 302 - Centro Executivo Jardim Itália - Córrego Grande - Florianópolis - SC
CEP 88037-395 - Tel.: (48) 3025-6793 | www.projetaonline.com.br
Todos os direitos reservados -