BLOG

domingo, 26 de setembro de 2010

Gestão sem fins lucrativos

O que diferencia uma organização sem fins lucrativos de uma organização com fins lucrativos? A busca pelo lucro, em uma dedução rápida. Mas será que é isso mesmo que torna esses dois tipos de organização diferentes?

O objetivo de uma organização sem fins lucrativos está sempre ligado à causa ou ao grupo que a origina.

O objetivo de uma organização com fins lucrativos é o lucro.

Entretanto, ambas precisam de dinheiro para alcançar seus objetivos. A diferença é que, no final do exercício, uma divide lucros e a outra não. Portanto, a diferença não é exatamente o lucro, mas a destinação dele.

Por não entender (ou aceitar) que também precisa lucrar, entidades sem fins lucrativos brigam por recursos escassos, lutam com dificuldades para realizar seus projetos, dependendo muitas vezes de voluntariado e de pequenos benefícios que recebem.

O primeiro passo para reverter isso é olhar para as organizações com fins lucrativos e perceber quais os meios que elas utilizam para alcançar lucros. A resposta é: GESTÃO.

Isso significa dizer que é preciso planejar, organizar, aplicar sistemas e métodos, selecionar e treinar recursos humanos, usar tecnologia, definir estratégias, objetivos, metas, analisar oportunidades, riscos, realizar ações de comunicação, de relacionamento com o meio onde atuam, buscar parceiros, elaborar projetos e captar recursos. E mais: administrar recursos públicos, conhecer leis, prestar contas, ter controles contábeis, produzir relatórios e comunicar à sociedade sobre as ações que executa (marketing?). Sim, marketing também, por que não? Quanto mais conhecido o trabalho, maior a credibidade, mais ampla a rede de relacionamentos, mais técnico e atrativo o projeto, melhor o plano comercial, a contrapartida do patrocinador e... a chance de captar recursos!

O que um empresário faz quando não tem o conhecimento que ele precisa para que a empresa dele cresça e lucre mais? Busca-o. Faz cursos, especializa-se, investe, contrata profissionais. Independente do objetivo (lucro ou causa social), as organizações devem buscar sempre ser melhores, crescer, ampliar suas ações e contribuir cada vez mais com o meio em que atuam.

A gestão sem fins lucrativos pouco difere da gestão com fins lucrativos. É preciso que as organizações sem finalidade de lucro percebam que os meios são os mesmos, que a profissionalização é necessária para o alcance seus objetivos. E se, no final sobrar dinheiro, ótimo! Certamente não faltará oportunidade para reaplicá-los em qualificação, estrutura, tecnologia, melhorias e novos projetos.

Aproveitamos para indicar o trabalho de uma empresa parceira em Florianópolis, a SOGEPLAN, especialista em gestão social. Seus serviços incluem consultoria e assessoria para gestão de organizações sem fins lucrativos, além da promoção de cursos de capacitação em diversos assuntos pertinentes à gestão destas entidades. Vale a pena entrar no site, conferir os cursos e fazer um contato. Logo estaremos oferecendo alguns cursos em conjunto, com a intenção de levar cada vez mais conhecimento e informações como ferramentas de gestão para nossos clientes.

SOGEPLAN Planejamento e Gestão Social


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Rua Vera Linhares de Andrade, 2.201, Sala 302 - Centro Executivo Jardim Itália - Córrego Grande - Florianópolis - SC
CEP 88037-395 - Tel.: (48) 3025-6793 | www.projetaonline.com.br
Todos os direitos reservados -