BLOG

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas para captação de patrocínio através da Lei de Incentivo ao Esporte

Para obter sucesso na captação de patrocínio através da Lei de Incentivo ao Esporte, o proponente deve ficar atento a algumas dicas. A primeira delas diz respeito ao planejamento do projeto, que deve considerar a necessidade futura de obter um patrocinador. É preciso planejar ações que possam ser atrativas ao patrocínio e contrapartidas em marketing (o que será oferecido aos patrocinadores em troca do dinheiro). Lembre-se que somente expor a logomarca do patrocinador é insuficiente. Ele precisa vender produtos ou comunicar-se com o público através do seu projeto. Expor a marca será o mínimo exigido.

Quando aprovado o projeto, fique atento aos editais. Muitas empresas patrocinadoras publicam seus editais de patrocínio pela internet para selecionarem os projetos que irão apoiar no ano seguinte.

Elabore uma apresentação comercial, que possa ser acessada impressa ou por e-mail. Um patrocinador terá cerca de 3 minutos para ler este material, portanto, comunique-se com objetividade, clareza e criatividade. Use mais imagens e menos textos, e não deixe de dizer o que é essencial: o patrocinador deverá entender seu projeto em poucas linhas, assim como saber quanto irá investir e qual será seu retorno.

Faça uma verdadeira campanha de captação de recursos: envolva pessoas e empresas para apoiarem o projeto, colete depoimentos, monte um mailing e envie um e-mail marketing. Organize seu trabalho, estabeleça metas e resultados desejados dentro de um prazo. Mas atenção: nunca peça uma “ajudinha”, não peça esmolas! Venda seu projeto como um produto valioso, e sempre ofereça algo em troca, até às pessoas físicas que lhe apoiarem.

Pesquise tudo sobre os patrocinadores. Investigue. Descubra quais as empresas que geralmente patrocinam projetos, quanto investem e em quais tipos de projetos. Descubra como essas empresas selecionam os projetos que irão apoiar (edital ou diretamente). No site do Ministério do Esporte é possível encontrar uma lista destas empresas patrocinadoras.

A captação de patrocinadores pode levar de 6 meses a 1 ano. Caso não tenha como se dedicar a esta tarefa, contrate serviços especializados. Existem empresas e profissionais especialistas neste tipo de trabalho.

Texto publicado no Jornal O ESPORTIVO, de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Rua Vera Linhares de Andrade, 2.201, Sala 302 - Centro Executivo Jardim Itália - Córrego Grande - Florianópolis - SC
CEP 88037-395 - Tel.: (48) 3025-6793 | www.projetaonline.com.br
Todos os direitos reservados -