BLOG

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EDITAL DE PATROCÍNIO CULTURAL ELETROBRÁS 2013



O Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2013 vai destinar R$ 13,33 milhões para apoiar projetos de todo o Brasil em três segmentos: teatro, audiovisual e patrimônio imaterial.

1. Fomento ao teatro
Busca criar condições que colaborem com o crescimento da produção teatral brasileira, sua profissionalização e a qualificação dos quadros artísticos e técnicos, bem como com a sua difusão, compreensão e discussão, estimulando a formação de plateias. Este segmento envolve quatro áreas: produção de espetáculos para o público adulto, teatro infanto-juvenil, circulação de espetáculos e festivais de teatro.

2. Fomento ao audiovisual
As metas são promover a cultura cinematográfica brasileira e formar plateia, apoiando tanto a produção de filmes de longa-metragem quanto a sua difusão e divulgação por meio de festivais. Nosso objetivo é revelar e chamar a atenção para obras de qualidade que contribuam para o progresso da arte cinematográfica e incentivem o desenvolvimento e a criação de polos da indústria do cinema no Brasil. Este segmento envolve duas áreas: produção de filmes de longa-metragem e festivais de cinema.

3. Fomento ao patrimônio imaterial
Apoio a projetos que promovam a identificação, a documentação, o reconhecimento, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão, a difusão, a revitalização e a salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial e suas criações culturais fundadas na tradição e manifestadas por indivíduos ou grupos de indivíduos como expressão de sua identidade cultural e local, a exemplo de tradições e expressões orais; expressões artísticas; práticas sociais, rituais e atos festivos; conhecimentos e práticas relacionados à natureza e ao universo; e técnicas artesanais tradicionais.

Valorizando projetos inovadores, com alcance de público o mais diverso e amplo, e que aproximem a atividade artística do processo educativo, o Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2013 visa levar cultura a todas as regiões do país e investir no seu desenvolvimento sustentável e na formação dos seus cidadãos.

No momento da inscrição, não será exigida: 

Aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura (MinC) - Pronac, com vistas ao enquadramento no Programa Nacional de Apoio à Cultura de que trata a Lei 8.313/91, com suas alterações (Lei Federal de Incentivo à Cultura); 

Aprovação do projeto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), com vistas ao enquadramento na Lei 8.685/93, com suas alterações (Lei Federal de Incentivo à Produção Audiovisual).

No entanto, a aprovação em uma das Leis Federais de Incentivo à Cultura e à Produção Audiovisual será indispensável quando da etapa de contratação, caso o projeto seja selecionado. O proponente e o nome do projeto inscrito no Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2013 deverão ser, obrigatoriamente, os mesmos do projeto aprovado pelo Minc/Ancine.


Inscrição: de 03/09/2012 a 03/10/2012 (o prazo de inscrição se encerra às 8h – horário de Brasília)
Seleção: de 03/10/2012 a 03/12/2012
Divulgação dos resultados da seleção: até 04/12/2012
Contratação: a partir de 10/01/2013
Os projetos selecionados neste edital que não possuam número de Pronac no Ministério da Cultura deverão ser cadastrados no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) a partir de 01/02/2013.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Rua Vera Linhares de Andrade, 2.201, Sala 302 - Centro Executivo Jardim Itália - Córrego Grande - Florianópolis - SC
CEP 88037-395 - Tel.: (48) 3025-6793 | www.projetaonline.com.br
Todos os direitos reservados -